terça-feira, 10 de maio de 2011

Se organize!

Genteeeee! Eu volteeei! E pra falar sobre um tema que eu gosto bastante: organização!
É bem verdade que quando a gente não faz as coisas de forma organizada demora mais tempo, perdemos o fio da meada, perdemos as coisas que não podem ser perdidas de jeito algum. E para isso, resolvi criar esse post com algumas dicas minhas que dão certo, algumas que peguei na net e não faço, mas pretendo começar.
Uma coisa que fiz na faculdade e que dá certo, é o Relógio do Tempo. Suuuuper simples de fazer. Pegue uma folha, desenhe um círculo e dividá-o em 24 partes iguais. Essas, vão representar as horas do dia. Com lápis de cor, pinte quantas horas de sono você tem por dia, quantas horas no total leva para se alimentar, para se arrumar (tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, se vestir...), quantas horas na escola, quantas horas de estudo em casa e tudo mais que você faz como trabalhar, voluntariado, cursos extracurriculares e tudo mais! O que sobrar, serão suas horas de lazer!! E acreditem se quiser, fazendo isso, pelo menos uma hora sobra!
É bem verdade, que não são todos os dias que fazemos a mesma coisa, então, faça um relógio que é mais comum, e bem próximo da sua rotina, ou então, faça um para cada dia, e assim você vai poder se organizar e ver tudo que tem pra dazer, que eu acredito ser o ponta pé inicial para terminarmos a organização.

Agenda diária: Quem tem agenda sabe que existe uma grande diferença de produtividade diária entre o tempo pré-agenda e pós-agenda. Pode parecer algo simples, mas organizar as tarefas que você tem que fazer em cada dia é uma mão na roda!

É muito importante que durante a semana você faça um cronograma organizando as atividades separadas por dia.
Você pode separar os compromissos de acordo com a importância dos mesmos, assim você vai poder dar prioridade aos que são urgentes, mas sem esquecer dos compromissos secundários.
Pra não lotar seu dia de coisas (e não sair frustrada, pois não pôde fazer tudo o que planejou), calcule o tempo estimado para cada tarefa, sem deixar de lado os horários de refeições, descanso e lazer.

Arrume seu cantinho: O local que você usa pra organizar as tarefas diárias e realizá-las também deve ser organizado. Se possível, separe um dia pra fazer uma faxina total: limpe, dê destino às coisas desnecessárias e arrume o que sobrou por setores. Assim fica mais fácil de encontrar as coisas.

Organize as suas contas: Se você já tem que pagar as contas, é hora de estabelecer uma maneira prática de monitorar as datas de vencimento. Deixe sempre anotado na sua agenda diária, pra você não se perder e evitar de pagar os tão temidos juros.
Além disso, organize uma planilha com as contas e receitas do mês, reservando também uma quantia para lazer e imprevistos.
Separe as contas a pagar das já pagas. As pagas você pode guardar em uma pasta, organizando por ordem alfabética, e as a pagar devem ficar em um local acessível, com todas as datas de vencimento anotadas na agenda.

Descarte o que você não usa: Panfletos, revistas antigas, roupas que não usa, etc. ñão tem motivo algum pra paermanecerem guardadas, né? Então desapegue e dê a tudo o devido destino, assim você evita de guardar o que é desnecessário e abre espaço para outras coisas.

Use um mural: Além da agenda diária, um mural (daqueles magnéticos, sabe?) é super útil pra pregar avisos de compromissos que você não pode faltar. Marcou um horário no médico? Tem uma reunião importante? Precisa ligar para um amigo? Pregue no mural pra não esquecer.

Horário de estudos: Se você pretende estudar mais esse ano (aô, promessas de ano novo), é melhor começar assim que as aulas tiverem início. Logo nos primeiros dias adquira o material necessário (compre ou pegue livros na biblioteca, tenha seus cadernos ou pesquise material na internet) e começe a estudar o conteúdo passado logo nas primeiras aulas. Você pode separar 2h do seu tempo livre pra revisar a matéria dada em aula, e isso já fará uma diferença enorme. O importante é que esse hábito se torne diário.

Organize seu computador: Ele é indispensável para as tarefas do dia a dia. Organize fotos, documentos e músicas em pastas separadas, e dentro destas, tudo separado por setor, além de descartar arquivos que não são mais necessários. Os ícones dos programas que você mais usa, coloque no desktop ou na barra de tarefas, e separe uma pasta pra arquivar material de trabalho e/ ou estudos.

Espero que tenham gostado das dicas, meninas! Em breve tem mais ;)

2 comentários:

  1. Muito maneiro o seu blog! Amei as dicas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gabi,

    Parabéns! Adorei seu blog e agora serei uma seguidora presente.

    Você escreve muito bem!
    Estou muito orgulhosa de você!

    ResponderExcluir